sexta-feira, 13 de novembro de 2009

E aqui fala-se do quê?

Bem vindo ao primeiro post deste blog.
Antes de mais, para saber se lhe interessa o que se dirá aqui, o conceito de PME aqui usado refere-se àquelas empresas cuja gestão é "solitária", com um ou dois níveis de decisão. E tanto se refere às micro empresas (menos de 10 trabalhadores, como diz a definição em vigor) como às pequenas e às médias.
MARKETING...mas o que é isso? O conceito de marketing diz-nos que se trata de encontrar os produtos adequados aos nossos clientes, e não os clientes para os nossos produtos. Por outro lado, a mais recente definição da American Marketing Association diz-nos que o marketing é:
"an organizational function and a set of processes for creating, communicating, and delivering value to customers and for managing customer relationships in ways that benefit the organization and its stakeholders."

E afinal, quando os empresários tem uma grande ideia, acreditam e arriscam num determinado produto ou serviço, será que seguem o percurso formatado de efectuar pesquisas de mercado, segmentar a base de clientes, posicionar a sua oferta e dirigi-la aos alvos seleccionados?
Não seguirão outro percurso, mais intuitivo, de "dentro para fora", abordando determinados clientes para validarem e desenvolverem a sua ideia, apoiando-se numa rede de contactos para a promoverem?
E estará errado?
Bom, dependendo da escassez dos recursos das PME para porem em prática alguns conceitos formais, a melhor solução será, como sempre, obter o melhor compromisso entre as várias abordagens. Utilizar o melhor de cada, de forma razoável. Mas para tal, é preciso que os empresários conheçam o que existe e o que está disponível, e então decidam o melhor caminho para desenvolverem, promoverem, venderem e fornecerem os seus produtos/serviços e identificarem, apoiarem e reterem os seus melhores clientes.
Interessado?
Até à próxima!



4 comentários:

  1. Bem vindo ao Mundo dos Blog's! As PME precisam de quem as apoie e ajude a encontrar os melhores caminhos para alcançarem o sucesso! Um consultor com a sua experiência e dedicação vaz o negócio avançar!

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  2. queremos mais post's! actualização!

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