terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Marketing e Empreendedorismo


Dada a natureza de crescente incerteza da procura, turbulência e intensa competitividade que caracteriza os mercados actuais, a orientação para o empreendedorismo e a inovação apresentam abordagens complementares à gestão de Marketing que poderão ter efeitos positivos no desempenho e na criação, e renovação, de vantagens competitivas pelas empresas, através de processos de Marketing específicos. Revela-se, pois, necessário compreender os processos de Marketing que resultam da interface entre a Orientação Empreendedora e a Orientação para o Mercado, no âmbito dos comportamentos organizacionais das empresas.
Esta última, a Orientação para o Mercado, segue os preceitos do Conceito de Marketing, que propõe a satisfação das necessidades do cliente como centro das preocupações das empresas. Apresenta um conjunto de processos de Organizational Learning.
Já a Orientação Empreendedora, baseada na perspectiva comportamental do empreendedorismo – com as suas dimensões de proactividade, inovação e assumpção de riscos – propõe um conjunto de processos de Opportunity Recognition.
Procurando complementar a escassa evidência empírica na literatura sobre este domínio, apesar do já extenso desenvolvimento teórico do Conceito de Entrepreneurial Marketing, efectuou-se um estudo com metodologia qualitativa, realizando um caso de estudo para explorar este fenómeno. Com o exemplo de uma grande empresa do sector das TI em Portugal, este caso de estudo analisou os processos de marketing e o seu impacto no mercado de actuação.
Os referidos processos de Marketing resultam da interface entre a Orientação Empreendedora e a Orientação para o Mercado, e assim analisou-se a influência de diversos factores sobre esta interface. Estes incluem circunstâncias da envolvente externa de mercado e factores internos resultantes da sua arquitectura organizacional e do seu nível de capital empreendedor. Verificou-se existir influência destes factores, e observou-se também que os processos de marketing da empresa alavancam na inovação – organizacional mas também de modelo de negócio e de produto/serviço – para conquistarem e manterem posições favoráveis no mercado. Estas evidências suscitam novas alternativas e hipóteses de pesquisa para o desenvolvimento e operacionalização do conceito do Marketing do Empreendedorismo.
Entretanto, as principais conclusões deste estudo serão apresentadas em blogues seguintes. Interessado/a?

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